quinta-feira, 14 de julho de 2011

Carta para não Internacionalização da Amazônia.

Campo Grande – MS, 13 de Julho de 2011-07-13

Excelentíssimo Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América.

Frequentemente países do Hemisfério Norte tornam-se no que diz respeito à internacionalização da Amazônia, uma total afronta à soberania nacional. Embora nas últimas décadas a nossa imensa floresta tenha servido como corredor do tráfico de drogas, haja sofrido com desmatamento e falta de preservação, fazemos de tudo por ela, para que isso seja evitado. Mas outros países, como o do Senhor, visam a internacionalização da nossa Amazônia para obterem lucros, e como justificativa falam que ela faz parte do ecossistema global e deve ser internacionalizada para que haja maior preservação. Todavia, o Senhor e outros países cometem um grande equívoco.

Os Estados Unidos antes da sua colonização eram um país como o Brasil: havia índios e florestas. Mas a diferença é que o grande país de vocês, americanos, pensou somente no progresso, e avançaram para o oeste matando índios e derrubando tudo o que havia pela frente, construindo prédios e casas. E ainda dizem que nós não cuidamos da nossa Amazônia? Temos de convir, Senhor Obama, nós possuímos o maior bioma do mundo, e quanto a vocês, europeus e outros? Devastam tudo pelo progresso.

Outro fator para que isso não ocorra, são os índios presentes na região Amazônica. Lá eles vivem, alimentam-se, e lutam contra ações antrópicas de pessoas que só pensam em lucrar da floresta, pessoas como o Senhor. O que vocês possuem além de pinheiros de natal por acharem bonitos e rios poluídos com resíduos químicos de suas indústrias? Penso que nada.

Quanto à Amazônia ser o pulmão do mundo, vocês estão totalmente equivocados. Segundo Al Gore no livro “Uma Verdade Inconveniente”, seu ex-vice presidente do governo Clinton, no verão e primavera, as folhas brotam e absorvem grande quantidade de CO2 e expelem O2. Assim a quantia de CO2 diminui em todo mundo. No outono e inverno, as folhas caem, expelem CO2 e absorvem O2 ,e a quantia de dióxido de carbono volta a subir, ou seja, o oxigênio produzido por ela é para consumo da própria floresta, e não para o mundo todo. E se o Senhor fizer outra observação em um mapa planisfério, irá observar que as maiores porções de terra, estão ao norte da linha do Equador. Sendo assim, há mais árvores no norte do que no sul.

Logo, Senhor Obama, é possível observar que o seu interesse na nossa Amazônia se dá apenas para manter sua supremacia sobre o mundo, e querer usufruir de nossas riquezas naturais, deixando claro uma segunda intenção com problemas futuros, a questão da escassez de água no mundo, pois países como o do Senhor, mal preservado, irão sofrer dessa catástrofe, e sua nação e outras almejarão nossas reservas naturais de água, como o Aquífero Guarani. A Amazônia está viva até hoje, e não é agora que ela será destruída. Não precisamos de suas intervenções e de nenhum outro país, pois sabemos como lidar com nossa floresta.

Atenciosamente

Juiz do Meio Ambiente Diovane Franco Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário