quarta-feira, 29 de junho de 2011

Terra é vida.

Conforme a Constituição Brasileira de 1988, art. 225, todos possuem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e a coletividade o dever de defendê-la e preservá-lo para as atuais e futuras gerações. Artigos em prol da defesa do meio ambiente estão presentes na maioria das Constituições Federais do mundo a fim de preservá-la para as gerações vindouras, contudo, esses não vêm sendo vigorados adequadamente, levando o mundo a uma situação crítica.

Iniciando o século XIX, o homem começou a usar de artifícios racionais e tecnológicos para proporciona-lhe tempo e dinheiro, mas isso não foi tão racional. As criações desse foram e são muito úteis, embora essas danifiquem o meio ambiente. Esses danos foram causados em maior escala e velocidade a partir de 1850, na Segunda Revolução Industrial, com a alta emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o principal agente causador do efeito estufa, onde esse impossibilita a saída dos raios solares da Terra, aquecendo-a mais do que o necessário.

Roger Revelle, falecido cientista e professor de Harvard, realizou pesquisas sobre as taxas de dióxido de carbono na atmosfera, coletando ar diariamente durante meio século, que revelou resultados impactantes. O livro “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore, ex Vice-Presidente e cientista, mostra os atuais e futuros problemas causados pelo efeito estufa. Esses problemas são furações, chuvas torrenciais, secas, derretimento das calotas polares, mudança de temperatura dos oceanos, que facilitam as altas convecções de ar quente nos oceanos, formando assim tufões e diversos outros problemas naturais relacionados ao aquecimento global, gerando destruição e mortes.

O homem conseguiu o que queria com seu pensamento ganancioso e egocêntrico, deixando de preservar o mundo para as próximas gerações e visando apenas o desenvolvimento econômico das Nações. Começamos o aquecimento global com o nosso conhecimento e podemos reverter a situação, pois temos a capacidade de criar novos métodos e fontes de energia, que reduza ao máximo a emissão de gases poluentes na atmosfera. Devemos começar pelas pequenas ações, conscientizar-se de que elas realmente fazem a diferença, desde apagar uma luz a pesquisar e utilizar fontes de energia alternativa, pois a Terra é completa e possui tudo para nos dar ida. Pensar no mundo que deixaremos aos nossos filhos, preservar o máximo possível o nosso Planeta em todos aspectos, água, florestas e a camada de ozônio, pois sem esses não há nada, não há economia para os gananciosos que não pensam na natureza, lar para todos nós e muito menos vida. Cuidar um pouco mais do que é nosso, não é mais do que nossa obrigação... Preserve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário