segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lugar legal é lugar preservado!
A Praça Ari Coelho é a mais tradicional dentre as praças da capital, um legítimo cartão postal da Cidade Morena, o qual deve se render consideração. O trânsito de populares é constante, uma vez que esse local, que já foi um cemitério, esteja no "coração" da cidade e cumpra excepcionalmente todos os requisitos que qualquer meio sociocultural tem a oferecer. Todavia, esse patrimônio público vem sofrendo com o descaso de muitos campograndenses e com o abandono por parte da prefeitura municipal, que se esforça para maquiar a situação.
Todos gostam de limpeza e higiene, mas poucos têm a iniciativa de praticá-lo. Na praça, as pessoas tem a ordinária atitude de jogar lixo no chão, nunca se importando no que isso culminará e, óbvio, o resultado é uma linda paisagem maculada por diversas sujeiras, já que o saneamento não consegue vencer os maus hábitos da população.
Os banheiros do local foram vítimas de vandalismo, passaram por uma breve e ineficiente reforma e acabaram interditados. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano instalou alguns banheiros químicos, contudo essa medida foi insatisfatória para quem frequenta a praça, já que a higiene desses sanitários é muito irregular. Convém salientar que o chafariz está desamparado, o parque infantil pode oferecer moléstias e, como se não bastasse, o lugar tem sido ponto de consumo e tráfico de drogas.
Essa não é uma realidade exclusiva da Praça Ari Coelho, pois muitas outras também sofrem com os mesmos problemas.
Em 2009, o vereador Vanderlei Cabeludo apresentou um projeto de revitalização da praça. Mesmo aprovado pelo prefeito Nelson Trad Filho, não foi iniciado, pois este, junto de arquitetos e engenheiros, tentava desenvolver um projeto para construir uma nova Praça Ari Coelho, um "sonho urbano". Já que não se pode esperar por tal "sonho", o administrador da cidade disse que, em meados de 2011, a revitalização terá início.
Para preservar a praça e atenuar o cenário em que se encontra, medidas simples podem ser tomadas: não jogue lixo em lugares indevidos, não deprede patrimônio público e cobre as outras pessoas para que elas também cumpram essas medidas, afinal todos serão beneficiados com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário