Cidadania é um dever de todos, tais como crianças, jovens, adultos e idosos.
O cidadão, por mais que ele brigue pelos seus direitos, nem sempre ele colabora com os deveres que deveriam ser cumpridos pelos mesmos.
É comum reclamar sobre a falta de higiene pública, falta de organização dos meios de transporte coletivo, dentre outros problemas que se agravam cada vez mais, e que o governo não encontra um meio de dar um desfecho a esses fatos.
Quando se trata de pensar nas causas desses problemas, a culpa é eternamente colocada sobre o governo, sendo esquecido o fato de que o utilizador é o próprio cidadão, ou seja, o culpado é o próprio cidadão.
Hoje em dia aprende-se nas escolas como preservar o meio ambiente, evitando jogar lixos em locais inapropriados, isso por mais que seja um gesto simples que muitos acham sem valor, é um grande exemplo de cidadania.
Projetos de participação social são feitos a todo o momento, mas em geral não interessam a jovens, é o que pensa a grande maioria.
Hoje, uma parte relativamente grande de adolescentes se interessam por assuntos como política e deveres sociais e, na grande maioria das vezes, não são influenciados por adultos nestas escolhas de temas.
Isso se chama “Protagonismo Juvenil”, o fato desta nova geração possuir tal interesse traz esperança às antigas gerações que acreditavam que os jovens de hoje “São muito preguiçosos”, ou que “São jovens Conformados que não lutam por seus direitos”, a prova de que tais palavras estão erradas foi o encontro no Paraná que reuniu mais de 380 mil estudantes.
Para que uma sociedade seja digna de bons cidadãos, devemos apostar nos jovens, pois eles irão zelar o que nós estamos tentando manter em bom estado. Sendo assim dar continuidade aos direitos e deveres de uma sociedade.
Para que se desenvolva a cidadania na nova geração é necessário estimular o ato de querer neles, talvez projetos que os estimulem a participar da sociedade, nem que seja criticando-a; desde que eles tomem partido em algo e uma atitude, estarão exercendo seus direitos e deveres de cidadão.
Amanda Nina - 1B - Ensino Médio Colégio ABC CBA
Amanda, muito bem, querida! É isso mesmo.Os jovens precisam , assim como você, conhecer a realidade e participar dela para que cumprindo com seus deveres tenham força e razão para lutar pelos seus direitos. Beijo enorme! Adorei!!!PARABÉNS!!!
ResponderExcluir