domingo, 3 de abril de 2011

A mágica das folhas

O poder cognitivo e a capacidade racional de discussão acerca de qualquer assunto é intrínseco à leitura, transformando quem usufruir desta um ser de fato autônomo e com liberdade intelectual que vai além de disparidades sociais.
Enquanto o homem que recebe a notícia já "mastigada" pela mídia é facilmente manipulado, é propício à alienação e torna-se longínquo da realidade, aquele que está em contato direto com livros é sempre disposto a analisar versões de um mesmo ocorrido, sendo muito menos influenciável.
Evindencia-se na história que as oligarquias e tiranias sempre usaram deste recurso para calar a massa, pode citar-se o período de ditadura militar no Brasil, em que toda veiculação informacional era controlada pelo Estado, havia uma homogeneização que nunca fora levado em conta a verdade.
É notória a força de transformação da leitura, sendo ela independente de caráter social, todos podem e devem ter acesso às páginas, instituir-se-ia então incentivos a nossos jovens e crianças em todo o período escolar, pois como diz o provérbio do rei Salomão: "Ensina a criança o caminho e quando crescer nao se desviará dele".
Tema redação ENEM 2006 - O poder de transformação da leitura.

3 comentários:

  1. EXCELENTE, CABRAL! Minha nossa, que abordagem fantástica!!! parabéns !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja por isso que no Brasil ainda tenhamos tanta falta de incentivo a leitura, inclusive tendo um ex Presidente que dizia não gostar de ler....
    É mais fácil lidar com pessoas que não conecem os fatos pro trás do resumo!
    Muittttoooo bom!
    Della, parabéns pela escolha de uma pessoa altamente crítica e que sabe do que fala.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Della, precisaríamos de um rolo de papiro com milhares de metros de extensão, para listar os nomes de todos os seus bons alunos. Isso costuma acontecer, quando o (a) educador(a), professor(a) é muito bom!
    Hoje, destaque para o Mateus, outro dia, o Breno, outro o A, B, C, e, assim por diante. Parabéns ao Mateus, parabéns a você, Della, que pratica uma das mais nobres profissões que há no mundo !
    Um enorme beijo e transmita o meu abraço a todos os seus alunos!

    ResponderExcluir