Rio de Janeiro,a cidade a qual no decorrer da última semana foi motivo de notícias espalhadas por todo planeta,onde uma grande operação tática envolvendo questões mais políticas do que razões de proteção ao civil foi realizada envolvendo a polícia militar,o tático da própria(BOPE),polícia civil,e as forças armadas do nosso país(exército,marinha e aeronáutica).
O provável e mais plausível motivo foi a indagação feita pelos países que têm praticantes esportivos mundias, os quais virão ao Brasil em 2014 e 2016 para disputas onde, na principal cidade do evento, há tal criminalidade que foi considerada já- por um comandante da S.W.A.T que teve passagem pelo Vietnã- que o Rio de Janeiro é pior que a guerra residente em vários países da Ásia. Então, como uma cidade até certo ponto perfeita e linda e em outro ponto com traficantes, ladrões pode ter esse previlégio cobiçado por tantas outras ?
Depois disso, providências foram tomadas,nas quais a tal operação tática -esperada por alguns residentes das favelas ou nem se quer em sonho de outros- foi planejada e ficou somente à espera de autorização para sua realização. Foi autorizada pelo presidente brasileiro e assim iniciada,a partir daí os riscos de morte de moradores, policiais e traficantes eram altos e significativos.
Dentre a parte dos " moçinhos" estavam as polícias num todo " armadas até os dentes" , pois desfrutavam de apoio aéreo com blindados de suporte para mais de 15 fuzileiros,blindados da Marinha os quais foram usados para desmanchar as barricadas feitas pelos traficantes. Soldados do exército preparados e prontos para auxiliar a P.M na sua invasão com fuzis automáticos,e o BOPE como agente muito significativo, seus soldados , oficiais especializados nesse tipo de operação e seus franco-atiradores,que cada qual tem capacidade de atingir um alvo a quase 3km com praticamente 100% de precisão com seu auxiliar e tal armamento.
A partir daí começava a guerra, motivo de discussão mundial de extrema importância, na qual teve motivo a retirada de traficantes da Vila Cruzeiro de início,mas que foi levada mais adiante de os remover também da Morro do Alemão e concluída no decorrer dos dias. Aí a prova que o sistema brasileiro faz descaso com muitas coisas, pois o Alemão ocupado e comandado por milícias há 30 anos foi evacuado em aproximadamente 2 horas.
Mas também, dentre heróis , existem os "ovelhas negras" . Entre denúncias contras policiais,é investigado entrega de ouro a alguns que deixaram os principais traficantes irem embora, e outra denúncia também, na revista realizada no domingo passado no Alemão, alguns policiais roubaram de um civil em torno de $30,000,00 reais cujo cidadão havia recebido da empresa que trabalhou a vida toda e haveria pegado para dar entrada em um imóvel. Dentre relatos feitos por algumas pessoas que têm acesso aos traficantes presos,relata-se que o "chefões" querem companheiros que tenham estudo básico, no minímo, para não terem tanto trabalho com os próprios.Não é devido a essa operação que irá parar a criminalidade no Rio de Janeiro,mas baixará significadamente,onde já baixou os índices relatados pelos policiais.Foi nessa semana passada feito um pedido às forças armadas do exército de que permanecessem nos morros até a Copa do Mundo em 2014,mas nada mais noticiado após isso.Depois dessa semana de desespero, a importância do Rio de Janeiro pode e deve ser indagada por muitos no Brasil e países afora e também a seguinte pergunta: "Isso fará os ladrões e traficantes pararem ou se tornarem mais "espertos" para burlar o sistema e a polícia?"
*Listagem de alguns itens importantes achados e apurados no decorrer das buscas pelos morros:
.500 automóveis,dentre ele 450 motos e 50 carros,algumas novas e intactas e um carro da marca Toyota com blindagem de nível 3; .Fuzís semi-automáticos,automáticos,coquetéis molotov,granadas,pistolas,uma bazuca; .aproximadamente 118 presos ao final da operação inicial; .466 armas; .prejuízo aos traficantes estimado em R$150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões); .quase 3 toneladas de drogas; em alguns casos.
Tales (1º ano,Colégio CBA)
Parabéns, Tales!!!
ResponderExcluirmas, vamos ser otimistas, meu querido! É o começo! Mas o mais importante é vermos que se tivermos um lado esperto, crítico que saiba COBRAR das autoridades atitudes de combate ao crime, corrupção e tudo que prejudica nossa nação, eles com certeza tomarão providências.No momento temos a Copa e depois? Nós é que devemos exigir um país melhor.
PARABÉNS!!!
Minha querida, faz muito tempo que a Cidade não é mais tao maravilhosa assim. Eu que vivo aqui sei bem disso.
ResponderExcluirContudo, precisamos incentivar pessoas como o Tales, porque ele é o futuro é o amanha e é a esperança. Ele é jovem.
Beijos
A cada hora que passa eu fico com mais inveja do RJ por essa nova etapa no combate ao crime.
ResponderExcluir